
clique aqui para ver a imagem maior!
Neste mês a Mendes Gobbi Arquitetura traz um projeto que reflete os novos conceitos que estão em foco no escritório. A residência apresentada traz o uso de madeira de reflorestamento, a coleta de água da chuva, o tratamento de esgoto com zona de raízes, o aquecimento de água com painéis solares e a utilização de vidro nas fachadas favorecendo a iluminação natural.
Para que o resultado final refletisse as intenções da equipe, a execução do projeto arquitetônico, de interiores e de paisagismo desta residência em Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis, foi acompanhada e detalhada de perto.

Começando pela escolha do local exato para implantação da residência no terreno, passando pela integração entre os ambientes e dos mesmos com o exterior - uma vez que a vista da paisagem é um dos atrativos do terreno - até a escolha dos materiais; a idéia foi pensar de forma a agredir o mínimo possível o meio ambiente.

Dentre as estratégias que nortearam o projeto, ressaltamos a implantação em uma clareira na floresta, evitando o desmatamento da vegetação original que recobre grande parte do terreno, o uso de madeira autoclavada e a utilização de grandes painéis de vidro voltados para as melhores vistas e orientação solar e de ventos.

Além disso, a residência alia o conforto de uma casa urbana com o clima de uma casa no campo, através de um projeto arquitetônico aliado ao de paisagismo. Este é o mais natural possível, com uma variedade de plantas ornamentais dispostas de forma a valorizar a arquitetura e integrá-la ao meio em que a mesma se insere. A natureza está sempre presente, seja nas vistas a partir da casa ou até mesmo dentro dela, como na sala de estar – onde uma rocha existente no terreno aflora e forma um jardim interno – e no hall – onde um piso de vidro leva a visão do visitante direto para o jardim no nível do terreno.

Os interiores foram projetados para que a família possa usufruir o dia-a-dia do convívio familiar ao máximo, com grandes áreas comuns.








|