Clique aqui para ver a imagem maior!
Este mês damos enfoque à compatibilização entre os diversos projetos, como os PROJETOS COMPLEMENTARES, que a partir do projeto arquitetônico e seu layout, são analisados, posicionados e integrados a estes para uma execução sem muitas surpresas e alterações.

A METODOLOGIA utilizada pelo escritório segue passos simples que orientam a engenharia, para que seus projetos correspondam à expectativa do projeto arquitetônico. Mesmo assim, muitas vezes temos dificuldade de agrupar todos os projetos dentro deste conceito.

Para que o projeto da estrutura seja como o desejado, na planta baixa arquitetônica estudamos e posicionamos previamente a ESTRUTURA de pilares e vigas. Já para o projeto ELÉTRICO, estudamos sobre um layout prévio de mobiliário e de tetos todos os pontos e suas interligações, assim como no projeto HIDRO-SANITÁRIO, posicionando cubas, vaso sanitário, chuveiro, ducha, aquecedor, registros e ralo.

Também indicamos os pontos de split e a localização das condensadoras, evitando colocá-las sobrepostas e expostas à fachada ou interferindo no mobiliário interno.

Todos esses processos facilitam a INTEGRAÇÃO com outros sistemas como de segurança, automação e cftv, para obtermos uma obra com menos imprevistos.

Por outro lado, percebemos que o projeto de INTERIORES, quando realizado com a obra muito adiantada, terá que utilizar recursos de recobrimento de parede (painéis) para deslocamento e novo posicionamento destes pontos, pois dificilmente os pontos baseados no layout inicial irão coincidir.

Outros exemplos de PLANEJAMENTO dos detalhes da obra frequentes no escritório são a escolha correta e na quantidade desejada de cerâmicas de parede e piso de acordo com as cores sugeridas para cada ambiente, a não colocação de rodapés onde haverá móveis e/ou painéis, evitando assim desperdício, a definição de cores e texturas de todas as paredes para que se integrem em tempo a proposta do projeto de interiores, entre tantos outros DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA no resultado final.

O projeto de interiores detalha todos os móveis, revestimentos e pinturas, cerâmicas, louças, enfim, tudo é escolhido com o cliente e especificado e orçado. O CLIENTE ACOMPANHA E OPINA EM TODOS OS MOMENTOS DO PROCESSO, até que ele veja o seu ambiente em maquete eletrônica assim como ele será na realidade.




|